Menu
19
MAR 2020
"VIII Ciclo de Requiem de Coimbra – Cancelado"
Coimbra
21:30 - 23:00
Informações

O programa hoje interpretado baseia-se no 1º trabalho discográfico dos Cupertinos, que representa uma incursão pela obra magistral de Manuel Cardoso com enfoque nas temáticas da penitência e redenção.

Manuel Cardoso (1566-1650) é, indubitavelmente, um dos mais reconhecidos e aclamados músicos portugueses de todos os tempos. A par de compositores como Pedro de Cristo (c.1550-1618), Duarte Lobo (c.1565-1646) ou Filipe de Magalhães (c.1571-1652), representa, de forma icónica, aquela que tem sido apelidada como a “Idade de Ouro” da Música Portuguesa, magistralmente cinzelada ao longo dos séculos XVI e XVII. Natural de Fronteira, Cardoso iniciou os seus estudos musicais em meados da década de 1570 no Collegio dos Moços do Coro da Sé de Évora – um dos mais profícuos centros de formação musical da época –, onde terá sido discípulo de Manuel Mendes (1547-1605). Em 1588, ingressou no Convento do Carmo, em Lisboa, onde se veio a tornar organista e Mestre de capela, cargo que ocupou durante seis décadas.

Ainda em vida, eram frequentes as alusões elogiosas e respeitosas relativamente à sua intensa devoção e ao seu excecional talento musical, características que Manuel Cardoso integrou num estilo de composição particularmente expressivo, em que privilegiava alguns dos textos litúrgicos de maior carga dramática. O alinhamento de hoje, inspirado na centralidade e perenidade das temáticas da penitência e redenção, gravita em torno dos verdadeiros eixos do Ano Litúrgico – o Tempo do Advento e o Tempo da Quaresma. Ainda com uma incursão pela conceptualmente aparentada Liturgia de Defuntos, com particular destaque para a Missa Pro Defunctis a 4, são aflorados três dos cinco livros que Manuel Cardoso viu publicados, em Lisboa, entre 1613 e 1648: Cantica Beatae Mariae Virginis (1613), Missae qvaternis qvinis, et sex vocibus, liber primvs (1625) e Livro de varios motetes, officio da semana santa, e ovtras cousas (1648).

 

Programa:

 

Exclusivamente dedicado a Manuel Cardoso (1566-1650)

 

Lamentationes 1:6-7 [Vau. Et egressus est] a 6

In monte oliveti

Tristis est anima mea

Missa Pro Defunctis a 4

Introitus

Kyrie

Graduale

Offertorium

Sanctus & Benedictus

Agnus Dei

Communio

 

Tua est potentia a 6

Domine tu mihi lavas pedes

Amen dico vobis

Cum audisset Joannes

Ipse est

Omnis vallis

Quid hic statis a 5

Magnificat secundi toni

Sitivit anima mea a 6

20
MAR 2020
"Concerto Cupertinos – Évora – Cancelado"
Convento dos Remédios – Évora
21:30 - 23:00
Informações

 

O programa hoje interpretado baseia-se no 1º trabalho discográfico dos Cupertinos, que representa uma incursão pela obra magistral de Manuel Cardoso com enfoque nas temáticas da penitência e redenção.

Manuel Cardoso (1566-1650) é, indubitavelmente, um dos mais reconhecidos e aclamados músicos portugueses de todos os tempos. A par de compositores como Pedro de Cristo (c.1550-1618), Duarte Lobo (c.1565-1646) ou Filipe de Magalhães (c.1571-1652), representa, de forma icónica, aquela que tem sido apelidada como a “Idade de Ouro” da Música Portuguesa, magistralmente cinzelada ao longo dos séculos XVI e XVII. Natural de Fronteira, Cardoso iniciou os seus estudos musicais em meados da década de 1570 no Collegio dos Moços do Coro da Sé de Évora – um dos mais profícuos centros de formação musical da época –, onde terá sido discípulo de Manuel Mendes (1547-1605). Em 1588, ingressou no Convento do Carmo, em Lisboa, onde se veio a tornar organista e Mestre de capela, cargo que ocupou durante seis décadas.

Ainda em vida, eram frequentes as alusões elogiosas e respeitosas relativamente à sua intensa devoção e ao seu excecional talento musical, características que Manuel Cardoso integrou num estilo de composição particularmente expressivo, em que privilegiava alguns dos textos litúrgicos de maior carga dramática. O alinhamento de hoje, inspirado na centralidade e perenidade das temáticas da penitência e redenção, gravita em torno dos verdadeiros eixos do Ano Litúrgico – o Tempo do Advento e o Tempo da Quaresma. Ainda com uma incursão pela conceptualmente aparentada Liturgia de Defuntos, com particular destaque para a Missa Pro Defunctis a 4, são aflorados três dos cinco livros que Manuel Cardoso viu publicados, em Lisboa, entre 1613 e 1648: Cantica Beatae Mariae Virginis (1613), Missae qvaternis qvinis, et sex vocibus, liber primvs (1625) e Livro de varios motetes, officio da semana santa, e ovtras cousas (1648).

 

Programa

 

Exclusivamente dedicado a Manuel Cardoso (1566-1650)

 

Lamentationes 1:6-7 [Vau. Et egressus est] a 6

In monte oliveti

Tristis est anima mea

Missa Pro Defunctis a 4

Introitus

Kyrie

Graduale

Offertorium

Sanctus & Benedictus

Agnus Dei

Communio

 

Tua est potentia a 6

Domine tu mihi lavas pedes

Amen dico vobis

Cum audisset Joannes

Ipse est

Omnis vallis

Quid hic statis a 5

Magnificat secundi toni

Sitivit anima mea a 6