Menu

MISSAS, RESPONSÓRIOS & MOTETES

 

Os Cupertinos apresentam dezoito obras inéditas do célebre Mestre português Duarte Lobo, incluídas neste segundo álbum editado pela Hyperion.

Este lançamento sucede o disco de estreia do grupo com a Hyperion, que explorou um reportório único e exclusivo de Manuel Cardoso e que foi distinguido nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de melhor álbum de “Música Antiga”.

Luís Toscano, Diretor Musical do grupo Cupertinos, afirma: “Duarte Lobo é um dos incontestáveis Mestres da Idade do Ouro da Polifonia Portuguesa, contudo a falta de conhecimento sobre a sua obra faz com que apenas um número reduzido dos seus trabalhos tenha sido gravado e apresentado. Isso deve-se, em grande parte, à destruição de manuscritos no terramoto e consequentes incêndios de Lisboa (1755), e do desaparecimento de algumas partes de um dos livros da sua publicação de 1602.

Este último foi abordado pelo Prof. José Abreu (Universidade de Coimbra) que reconstruiu a música em falta para a sua tese de Doutoramento, e a versão dos Responsórios de Natal a quatro vozes, afinado com os Cupertinos ao longo de vários anos, é gravada pela primeira vez neste álbum. As duas Missas presentes no disco pertencem à produção relativamente desconhecida de Duarte Lobo, que temos vindo, gradualmente, a recuperar para fruição pública.

A música em si é talvez surpreendentemente variada; sempre intimamente vinculada e decorrente das palavras cantadas, oscilando entre as frases contemplativas, longas e quase estáticas de “Audivi vocem de caelo” e momentos vívidos e animadores em alguns dos Responsórios de Natal. Esperamos trazer uma nova consciência e interesse pelo legado de Duarte Lobo e, num sentido lato, difundir o conhecimento sobre o Património Musical Português dos séculos XVI e XVII.”

 

COMPRAR CD

 


Direcção Musical

Luís Toscano


Cantus

Eva Braga Simões

Joana Castro

Bárbara Luís


Altus

Gabriela Braga Simões

Brígida Silva


Tenor

Luís Toscano

Almeno Gonçalves


Bassus

Pedro Silva

Nuno Mendes

Pedro Lopes